Notícias > Piracicaba Saudável lança mais um núcleo no Campestre
 Piracicaba Saudável lança mais um núcleo no Campestre
17/05/2017 11:40

 

Na última quarta-feira, 10, foi lançado no Campestre mais um núcleo  do Programa Piracicaba Saudável, uma parceria das secretarias de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Saúde. As atividades físicas ocorreram no Centro Comunitário, envolvendo profissionais das duas pastas com participação expressiva do público que já desenvolve no local aulas de ginástica às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 20h30.


As atividades específicas da área de saúde serão realizadas todas às segundas quintas-feiras do mês, com início previsto para o dia 08 de junho, às 8 horas. Os interessados passarão por avaliação física entre outras orientações , o que permitirá o monitoramento de seu desempenho pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Campestre.


Além das aulas de ginástica, está sendo organizado um grupo de caminhada, incluindo atividades de integração, avaliação e medidas antropométricas, testes de glicemia, entre outras.


 

O coordenador do Programa Piracicaba Saudável, professor João Francisco R. de Godoy, o Johnny, que esteve representando o Secretário Municipal de Saúde e Esportes, Dr. Pedro Mello, enfatizou a importância e pioneirismo do programa que está sendo implementado gradativamente por iniciativa da atual administração. "Trata-se de uma política pública de combate ao sedentarismo e todos os males que dele decorrem, objetivando mais qualidade de vida à população de Piracicaba".


O professor Clevis Lorenzi Spada, coordenador do PAM-Programa de Atividades Motoras da Selam, destacou a ação conjunta desse programa. "Provavelmente esta deve ser uma intervenção inédita em termos de políticas públicas municipais envolvendo secretarias afins. Piracicaba mais uma vez segue implementando ações que beneficiam a população", disse.


O trabalho, portanto, é desenvolvido em parceria entre profissionais da Selam e a equipes de saúde da USF. Com isso, todas as atividades físicas terão esse olhar preventivo, visando melhoria da saúde e, consequentemente, da qualidade de vida dos participantes, a partir de uma relação de convivência divertida, que fortalece a integração comunitária.


 

De acordo com a presidente do Centro Comunitário do Campestre, Ledenise Gustinelli, que também é aluna da turma de ginástica, "é uma honra receber no bairro uma atividade tão interessante como esta,  que proporciona momentos de descontração e, ao mesmo tempo, qualidade de vida".

 

Para a apoiadora da USF Campestre, Elaine Regina Defavari, "a ação conjunta da Selam com a Saúde otimiza os resultados e é fundamental para uma atenção integral dos pacientes das unidades, melhorando assim sua qualidade de vida por meio da saúde preventiva".

 

A professora Márcia Fabiana da Silva do PAM, que ministra as atividades de ginástica no local e estará acompanhando a caminhada que será implementada na unidade, disse que essa ação vai trazer uma melhor qualidade ao seu trabalho, devido ao fundamental suporte de profissionais e atividades especializadas . "Além de contribuir para que novos alunos, pacientes das unidades locais e até da região , venham a integrar e participar das atividades físicas propostas", observou.

Rua Antonio Corrêa Barbosa, 2233 | 8º andar | Parque da Rua do Porto
CEP: 13400-900
Tel: (19) 3403-1210